top of page

Aniversário da cidade- Itacaré


Tornou-se município por volta de 1732, por obra e graça da Condessa do Resende- Dona Maria Athaíde e Castro. A condessa era Donatária da capitania de Ilhéus e, em 26 de janeiro, elevou Itacaré a categoria de município.

A Matriz de São Miguel, com aproximadamente 300 anos, e a casa dos Jesuítas são os monumentos históricos mais importantes da cidade.o segundo bem foi oficialmente tombado pelo Instituto do Patrimônio Ambiental e Cultural da Bahia (IPAC). O município ainda preserva sobrados e casarões, atualmente transformados em pousadas e casas comerciais.

Contam os mais antigos que os índios que ali viveram, costumava atacar os jesuítas e moradores, por isso padres decidiram construir um túnel que liga a igreja a casa dos Jesuítas, por onde fugiam das perseguições, embrenhando-se pelas matas

A base econômica, não só em Itacaré como em toda a região do sul da Bahia, era o cultivo do cacau, o porto da cidade era o principal ponto de escoamento da produção agrícola, durante muitas décadas, os grandes senhores do cacau ditaram as regras e produziram riqueza. Mas nos anos 70, a praga que ataca a lavoura de cacau -vassoura de bruxa- chegou em Itacaré e em toda a lavoura da região cacaueira, com isso começou o declínio e o empobrecimento de toda a região.

enquanto o povo de Itacaré não desenvolve a alternativa do cacau hibrido, em busca de um novo desenvolvimento para a cidade, descobriu-se o turismo sustentável.


Terra Boa Hotel Boutique parabeniza Itacaré por seu aniversário! VIVA!

fonte:http://www.itacare.com.br/itacare/historia/

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page