top of page

Cida Aguilar é vencedora Nacional do Prêmio Sebrae Mulher de Negócios


Após conquistar a etapa Estadual, a empresária de Itacaré Cida Aguilar foi a grande vencedora Nacional do Prêmio Sebrae Mulher de Negócios na categoria Pequenos Negócios. As vencedoras foram conhecidas durante uma cerimônia na manhã desta segunda-feira, 13, em Brasília. Cida concorreu com outras vinte e sete empresárias de todo país, e trouxe com muito trabalho o troféu de Ouro para Bahia.


Segundo a gestora, esse foi reconhecimento é importante para incentivar outras mulheres a empreender. “O empreendedorismo feminino ganha cada vez mais espaço no Brasil e as mulheres estão se tornando referência no mundo dos negócios. Esse Prêmio, além de reconhecer grandes iniciativas, também incentiva outras mulheres a seguirem por esse caminho”.


Além da vencedora Cida Aguilar, outras duas empresárias foram finalistas na categoria Pequenos Negócios. A empresária Adriana Helena Araujo Fernandes (Mandala Comidas Especiais), de São Paulo, que ficou com o Troféu Prata, e Francielli Scharnovski Gonçalves (Eu Magro Programa Personalizado), do Paraná que faturou o troféu Troféu Bronze.


O prêmio é uma parceria entre o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE), a Secretaria de Políticas para as Mulheres (SPM) e a Federação das Associações de Mulheres de Negócios e Profissionais do Brasil (BPW), com apoio técnico da Fundação Nacional da Qualidade (FNQ).


O Prêmio Sebrae de Negócios faz parte da programação da Semana Global do Empreendedorismo (SGE) 2017, que está sendo celebrado em todo mundo até o próximo dia 19 de novembro. A SGE é um movimento global que acredita na causa do empreendedorismo como motor para o desenvolvimento econômico social, e que busca promover melhorias no ambiente empreendedor Brasileiro. Participam do movimento mais de 160 países, milhares de organizações e milhoões de pessoas. Nos últimos três anos, a SGE mobilizou no Brasil mais de 2,5 milhões de Pessoas, com sete premiações internacionais.


CRESCENDO COM CHARME E PROFISSIONALISMO


Cida Aguilar – Pousada Pedra Torta – Pequenos Negócios

Iniciei minha vida profissional em Teixeira de Freitas, minha cidade Natal, trabalhando em lojas de roupas, como vendedora. Trabalhei em seguida como vendedora em lojas de automóveis. Desde criança, gostava de desafios e na minha carreira não podia ser diferente. Nesse período comecei a poupar dinheiro e construir uma casinha em Teixeira. Foi então que conheci meu marido, tínhamos um sonho em comum, montar nosso próprio negócio, fomos morar juntos e começamos a trabalhar com este objetivo.


Em 1998 fizemos uma viagem em busca de um lugar tranquilo, para construir nossa pousada, a ideia era unir o trabalho com um lugar que nos desse prazer de trabalhar e morar. Viajamos de Jericoacoara a Itacaré. Para fazer essa viagem tivemos que poupar o dinheiro de muitos meses de trabalho. Nesta ocasião, eu havia vendido a minha casinha e estava morando na casa de meu marido. Combinamos que o meu dinheiro seria aplicado e usaríamos para abrir o negócio e o dinheiro dele seria para as despesas diárias.


Quando chegamos em Itacaré, vimos a oportunidade de empreender, pois a cidade estava em fase de ascensão, pessoas de outros estados abrindo seus negócios, então resolvemos comprar um terreno na praia da Concha, parcelado. Voltamos para Teixeira para continuar trabalhando, afinal tínhamos usado a nossa reserva para comprar o terreno, agora precisávamos ter dinheiro suficiente para construirmos a pousada.


Enquanto estávamos em Teixeira, surgiu a oportunidade de comprar mais 2 terrenos em Itacaré ao lado do nosso, fomos ousados e compramos. Esperamos 3 anos, até que entramos com pedido de empréstimo no Banco do Nordeste para construir nosso empreendimento. Não foi fácil aprovar o empréstimo, mas com muita experiência de vendedora, consegui convencer o gerente do Banco. Antes mesmo de o empréstimo sair, estávamos a um ano aguardando esta liberação, então começamos a construir 6 apartamentos com a nossa reserva. Enfim, o banco liberou e construímos mais 14 apartamentos em junho de 2002.


Em dezembro de 2003, estávamos funcionando a todo vapor, com 21 apartamentos. Em maio começamos a trabalhar com as operadoras. Fomos a primeira pousada a firmar parceria com as operadoras. Neste período, compramos mais um terreno ao lado do nosso e pactuamos com a CVC que no verão teríamos mais 11 apartamentos.


A CVC vendeu os 32 apartamentos, sem que tivéssemos terminado de construir. Decisão audaciosa a nossa, mas tínhamos que ser rápidos, pois sabíamos do nosso potencial e havia essa demanda na cidade. Até então, eu estava em tempo integral em Itacaré e meu esposo em Teixera, para garantir o trabalho dele até que tivéssemos estabilidade suficiente para vivermos só da pousada. Foi quando engravidei e decidimos que estava na hora de ficarmos juntos e construirmos nosso sonho de vida e trabalho, construindo a nossa família.


Desde então, graças a planejamento e profissionalismo, só fazemos crescer. Vislumbramos oportunidade de crescimento na cidade, então compramos os terrenos próximos. Identificamos o que não tínhamos na primeira pousada, Pedra Torta, e construímos uma segunda pousada, a Terra boa. Fizemos um projeto, financiamos 90% da construção e em 2009 estávamos com o nosso Hotel Boutique pronto para atender aos hóspedes, um público mais requintado.


Hoje geramos 80 empregos diretos. Fomos pioneiros na cidade com as parcerias do Senac e Sebrae. Fizemos cursos na área de Marketing, alimentos seguros, PCMSO, PPRA, atendimento a clientes. Somos a primeira e única pousada no processo de certificação de ISO da região.


Prezamos pela nossa equipe, fazemos questão de treiná-los e gratificá-los pelos resultados. Sempre que temos bons resultados na tripadviser, comemoramos em conjunto com um almoço ou churrasco. Costumo fazer aniversariante do mês, reuniões mensais, dentre outras ações. Busco sempre os profissionais que procuram fazer o melhor, que possuem interesse em participar dos cursos que proporcionamos. Costumo dizer que tudo que implantamos foi graças aos cursos e consultorias que fizemos. Erramos um pouco, claro, talvez se tivéssemos feito estes cursos antes, teríamos errado menos, mas como tudo na vida é aprendizado, temos que tirar proveito, pois aprendemos.


Em setembro de 2015, compramos uma pousada, a nossa vizinha, Vira Canoa. Nela havia 14 apartamentos, dobramos o número de leitos, estamos construindo mais 14 apartamentos. Nossa meta até o final do ano é termos ao total 102 leitos.


Hoje, temos uma Gestão muito organizada, temos Missão, Visão e Valores definidos. Trabalhamos com um serviço de qualidade, valorizamos as pessoas, temos um site funcionando e temos controle de faturamento, despesas, trabalhamos com planilhas, metas e indicadores de resultados.


Por vermos a precariedade da educação na cidade logo que chegamos, e por termos um filho pequeno, nos unimos a alguns pais e fundamos uma escola para a primeira infância e primário em Itacaré. Acreditamos que se puder contribuir com a comunidade, todos nós saímos ganhando, não só profissionalmente, mas como pessoas. Com isto, temos um projeto social de montarmos uma creche, estamos buscando parceria com a Prefeitura.


Além disso, temos um terreno de 17 hectares e fizemos um projeto com a SOS Mata Atlântica, reflorestamos essa área e plantamos 20.000 mudas de plantas nativas, para resgatar a Fauna e a Flora. Recuperamos uma represa, e hoje temos até peixe lá. Hoje toda nossa hortaliça utilizada na pousada, vem dessa terra, tudo orgânico. Esse projeto está aberto à visitação. Trazemos a ideia de que podemos contribuir e cuidar da natureza, da comunidade e da cidade onde vivemos.


Por ser mulher, enfrentei dificuldades, principalmente no período de construção, onde o ambiente é normalmente masculino e os homens acham que as mulheres não entendem nada de construção e não querem aceitar as ordens femininas. Mas nada disso me fez desanimar, sempre fui firme e decidida. Para as mulheres que querem empreender, eu costumo dizer que acreditem no seu potencial e não tenham medo! Estejam com os pés no chão e saibam da sua capacidade, do seu valor!


Como meta, hoje, pretendo seguir os padrões de qualidade da ISO, ficar em primeiro lugar no ranking da TripAdviser para a cidade de Itacaré, até chegar ao primeiro do Brasil no ranking de Hotel Boutique. E ainda crescer, crescer e crescer!

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page